Lucas Chumbo, peso pesado do surf de ondas grandes
Conheça a história do surfista de ondas grandes que é hoje um dos melhores do país.
Muitos surfistas jovens, quando começam a encarar as competições, temem mares maiores. Na biografia do 11x campeão do mundo Kelly Slater, ele conta que na primeira vez que foi competir no Havaí ficou rezando para que o mar não subisse muito.
Mas no caso do carioca Lucas "Chumbo" Chianca o dilema sempre foi o contrário. Iniciando sua carreira de surfista profissional no circuito de acesso, o WQS, Lucas queria mais é que as ondas estivessem grandes. “Gosto de competir, mas na marola não rolava para mim”, conta Chumbinho que logo percebeu que a sua carreira não era ali, nas ondinhas do WQS.
Depois de dedicar anos e anos no aperfeiçoamento e treinamento para o surf de ondas gigantes, hoje Chumbo é um dos maiores big riders do país. Em fevereiro deste ano, venceu o Nazaré Challenge, campeonato em que Carlos Burle se despedia das competições.
Também conquistou o título da categoria principal no Big Wave Awards (maior premiação da modalidade), com a "Melhor Performance" da última temporada.
Mas o projeto de seu treinador, Carlos Burle, é ainda mais ambicioso. Burle quer ajudá-lo em sua caminhada para que ele se torne o melhor de todos os tempos. Por enquanto, eles seguem investindo no circuito mundial de ondas grandes, que é o grande objetivo do atleta: se tornar o próximo campeão mundial. A próxima etapa acontece em Mavericks, na Califórnia, e tem a janela de espera aberta a partir do dia 1º de outubro.
Fonte:
Por Maíra Pabst
14 Setembro 2018
https://www.redbull.com/br-pt/lucas-chumbinho-um-nome-de-peso-do-surf-nacional